• Image1
  

Órgãos Sociais da Associação dos Amigos do Jardim Botânico da Ajuda (2016-2019)

Mesa da Assembleia Geral

Presidente Cristina Castel-Branco | Prof.ª Arquitecta Paisagista
Vice-Presidente António Bagão Félix | Economista
Secretária Anabela Fortunato | Bióloga


Direcção

Presidente Sónia Talhé Azambuja | Prof.ª Arquitecta Paisagista e Historiadora da Arte
Vice-Presidente Miguel Coelho de Sousa | Arquitecto Paisagista
Secretária Ana Raquel Cunha | Arquitecta Paisagista
Tesoureira Inês Sampaio Fontes | Arquitecta Paisagista
Vogal João Monjardino | Técnico de Herbário


Conselho Fiscal

Presidente Carlos Ferraz | Revisor Oficial de Contas (ROC)
Vogal Ana Maria Lory | Gestora de Aviação e Turismo
Vogal Joaquim Castilho  | Engenheiro

 

Intenções

A Direção da AAJBA (2016-2019) pretende continuar o trabalho do último mandato de modo a contribuir para a preservação dos quase 250 anos de história do Jardim Botânico da Ajuda (JBA), o primeiro jardim botânico português. Os nossos principais objectivos são a salvaguarda, a conservação, o restauro e a divulgação do JBA.

A Carta de Florença do ICOMOS (1982) salienta que «o jardim histórico é um dos elementos do património cuja sobrevivência, por causa da sua própria natureza, requer uma prestação de cuidados intensiva e contínua por peritos treinados. Deve, portanto, ser adequadamente prevista a formação de tais pessoas, quer sejam historiadores, arquitectos, arquitectos paisagistas, jardineiros ou botânicos.». A equipa dos órgãos sociais da AAJBA é constituída por especialistas e profissionais com grande conhecimento e experiência no restauro, gestão e divulgação de jardins históricos.

O JBA é património classificado como Imóvel de Interesse Público, o primeiro jardim botânico português (1768), sendo a primeira instituição do nosso país aplicada ao estudo da história natural, originalmente denominado por «Real Jardim Botânico da Ajuda, Laboratório Químico, Museu de História Natural e Casa do Risco». O valor patrimonial do JBA é extremamente importante e deve ser preservado para as gerações futuras: De realçar o princípio fundamental da UNESCO (1994): "o património cultural de cada um é o património cultural de todos. A responsabilidade pelo património cultural e pela sua gestão pertence, em primeiro lugar, à comunidade que o gerou ou àquela que o preserva."


O programa da AAJBA do triénio 2016/2019 pretende reforçar a missão estatutária da Associação dos Amigos do Jardim Botânico da Ajuda (AAJBA) através do apoio ao Jardim Botânico da Ajuda, nas suas várias actividades científicas, culturais, educativas, recreativas e turísticas (Estatutos da AAJBA, artigo 3º, n.º 1).

Os Órgãos Sociais da AAJBA caracterizam-se por serem interdisciplinares, revelando experiência e conhecimento em várias áreas complementares, nomeadamente:

  • nas actividades educativas e científicas: Sónia Talhé Azambuja, Inês Sampaio Fontes e Cristina Castel-Branco;

  • nas actividades culturais: Ana Raquel Cunha e Anabela Fortunato;

  • nas actividades formativas e recreativas: Miguel Coelho de Sousa, João Monjardino e Joaquim Castilho;

  • nas actividades turísticas: Ana Maria Lory;

  • nas actividades de gestão: Carlos Ferraz e António Bagão Félix.

No mandato de 2010 a 2013, a Direcção da AAJBA (Presidente Ana Maria Lory e Vice-Presidente Sónia Talhé Azambuja) conseguiu dinamizar viagens culturais memoráveis, tanto de carácter internacional (Inglaterra, França, Itália, Holanda, Marrocos, China, Sri Lanka, e Costa Rica) como de carácter nacional (Porto, Arrábida, Alentejo, Coimbra, Tormes, Ponte de Lima, Salvaterra de Mago, etc.). Foram organizados e ministrados cursos de jardinagem sobre os temas mais relevantes -Técnicas Básicas de Jardinagem, Poda, Enxertia, Biohortas, Plantas Aromáticas e Medicinais, Jardins Verticais, Enxertia, etc.- proporcionando formação a centenas de pessoas que vieram das mais variadas regiões de Portugal e do estrangeiro. As "Conversas na Estufa" trouxeram oradores que suscitaram muito interesse e excelente convívio: António Bagão Félix, Marcelo Rebelo de Sousa, Rui Vieira Nery, Joana Carneiro, Nuno Rogeiro, José Bento dos Santos, José Manuel Ferrão, entre outros. Todas estas actividades permitiram que a AAJBA financiasse:

a) obras de restauro e requalificação do Jardim Botânico da Ajuda: substituição de todo o pavimento de saibro do tabuleiro inferior do JBA (9 434 m2), reparação da cobertura da Estufa das Avencas e iluminação da balaustrada;

b) aquisição de equipamento: máquina de etiquetas, 1000 etiquetas e suportes para identificar a colecção botânica;

c) pagamento de serviços específicos de jardinagem (poda do buxo, manutenção do JBA, etc.).


No mandato de 2013 a 2016, a Direcção da AAJBA (Presidente Sónia Talhé Azambuja e Vice-Presidente Vera Tomé) conseguiu dinamizar viagens culturais memoráveis, tanto de carácter internacional (Patagónia Chilena e Argentina, Malta, Inglaterra, França, Itália, Índia e Jordânia) como de carácter nacional (Aldeias de Xisto, Mosteiro da Batalha, Santarém, etc.). Foram organizados e ministrados cursos de jardinagem sobre os temas mais relevantes -Técnicas Básicas de Jardinagem, Poda, Enxertia, Biohortas, Plantas Aromáticas e Medicinais, Jardins Verticais, Enxertia, etc.- proporcionando formação a centenas de pessoas que vieram das mais variadas regiões de Portugal e do estrangeiro. Os oradores das palestras e do Colóquio Jardins de Artistas (Palácio Fronteira) suscitaram muito interesse e excelente convívio: Pierre-André Lablaude (arquitecto responsável pelo restauro dos Jardins de Versalhes nos últimos vinte anos), Marco Martella (historiador de jardins e Director da Revue Jardins), Cristina Castel-Branco, Ana Catarina Antunes, Sónia Talhé Azambuja, entre outros.

Todas estas actividades permitiram que a AAJBA realizasse no mandato de 2013-2016:
a) Projecto de Repavimentação com saibro do tabuleiro superior do JBA coordenado pela Presidente da AAJBA (Prof.ª de arquitectura paisagista) e aprovado pela Direcção-Geral de Património Cultural;
b) Obras de Repavimentação com saibro do tabuleiro superior do JBA com a área de intervenção de 5930 m2;
c) Trabalho de duas estagiárias (total de 21 meses) que muito contribuiu para a salvaguarda e divulgação do jardim;
d) Levantamentos detalhados em Desenho Assistido por Computador AutoCAD (cortes, alçados, etc.) dos cerca de 4 km buxo do tabuleiro inferior do JBA.
e) pagamento de serviços específicos de jardinagem;
f)Trabalho de especialista de preenchimento da base de dados da colecção botânica do JBA que trabalhou com a Coordenadora do JBA de modo a permitir a impressão das etiquetas da colecção botânica.


Propomos para o triénio 2016-2019 as seguintes medidas e acções:

     •    Reforçar a cooperação activa com a Coordenação do JBA e com a Comissão de Acompanhamento do JBA, prestando aconselhamento técnico sobre jardins históricos, nomeadamente na definição de um plano de obras de conservação e restauro do JBA para o triénio 2016/2019;
    •    Financiar o Projecto de Conservação e de Restauro da Fonte das 40 bicas e dos lagos do JBA, projecto prioritário do JBA;
    •    Colaboração nas celebrações em 2018 dos 250 anos (1768-2018) de história do JBA, originalmente denominado por «Real Jardim Botânico da Ajuda, Laboratório Químico, Museu de História Natural e Casa do Risco»;
    •    Estudo e Projecto de Optimização de vistas do JBA;
    •    Elaboração de Planos de Plantação sazonais de herbáceas para o interior dos canteiros de buxo do JBA;
    •    Colaborar com a Coordenação do JBA em actividades no âmbito de voluntariado, mecenato, divulgação (site e publicações), organização de festas, espectáculos e exposições, etc.
    •    Participar em candidaturas a projectos de investigação cujos temas estejam relacionados com o JBA e jardins históricos;
    •    Apoiar a edição de publicações cujo tema esteja relacionado com o JBA e jardins históricos;
    •    Contribuir para o crescimento da associação, atraindo novos associados.
    •    Elaborar programas anuais diversificados de viagens e passeios culturais internacionais a jardins, paisagens culturais, museus e património cultural, cujo proveito seja investido na salvaguarda, na conservação e no restauro do JBA. Tentaremos que a maioria destes passeios e viagens sejam comentadas por especialistas;
    •    Preparar o programa anual de cursos de jardinagem, com novos temas que irão ao encontro dos interesses manifestados pelos nossos dos associados.
    •    Organizar Palestras e Colóquios sobre Jardins, Paisagens, Património, Arte e Ciência;
    •    Colaborar com outras associações congéneres de âmbito nacional e internacional.
    •     Dinamizar o site da AAJBA, de modo a reforçar a divulgação das actividades da AAJBA e do JBA.
    •    Reforçar o envio regular de notícias sobre as actividades da AAJBA (viagens culturais, cursos e palestras) aos meios de comunicação social de modo a dar maior visibilidade às acções da AAJBA.


Notas Biográficas dos Corpos Sociais da AAJBA (2016-2019)
 

Direcção da AAJBA


Sónia Talhé Azambuja | Presidente da Direcção da AAJBA


Professora Auxiliar Convidada de Arquitectura Paisagista do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa (ISA/ULisboa), onde se licenciou em Arquitectura Paisagista (2000). Lecciona actualmente nas seguinte quatro unidades curriculares : História e Teoria da Arte dos Jardins, História da Arte Geral,  Recuperação da Paisagem Cultural e Desenho Assistido por Computador da Licenciatura e Mestrado em Arquitectura Paisagista do ISA/ULisboa, coordenadas pela Prof.ª Doutora Cristina Castel-Branco e pela Prof.ª Doutora Ana Luísa Soares. Mestre em Arte, Património e Restauro pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2006). Doutora no ramo de História, na especialidade de Arte, Património e Restauro, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa com a classificação máxima: Aprovada com Distinção e Louvor (unanimidade, 2015). Professora Auxiliar Convidada de Arquitectura Paisagista da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve (2003-atualidade), leciona presentemente nas seguintes seis unidades curriculares: História da Arte dos Jardins I (coord.) e História da Arte dos Jardins II (coord.), Arquitetura Paisagista II (coord.), Antropologia do Espaço (coord.)  e História da Arte Contemporânea (coord.) e Técnicas de Recuperação da Paisagem da Licenciatura e Mestrado em Arquitetura Paisagista (1.º e 2.º Ciclos). Trabalhou entre 2000 e 2003 no Jardim Botânico da Ajuda em projectos de investigação do ISA sobre jardins históricos, tendo participado na 1ª Assembleia-Geral da AAJBA (2001). Bolseira de Doutoramento e de Mestrado da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Publicou o livro "A Linguagem Simbólica da Natureza. A Flora e Fauna na Pintura Seiscentista Portuguesa" (Lisboa: Nova Vega, 2009). Nomeada membro internacional do ICOMOS-IFLA International Scientific Committee on Cultural Landscapes (órgão consultivo da UNESCO). Secretária-geral da APAP-Associação Portuguesa dos Arquitetos Paisagista (2016-2018). Desde 2010 que organiza e comenta várias visitas culturais da AAJBA na qualidade de especialista em História da Arte dos Jardins e Património Cultural. Vice-Presidente da Direcção da AAJBA de 2010 a 2013 e Presidente da AAJBA de 2013 a 2016. Actualmente é Presidente da Direcção da AAJBA (2016-2019).
info@soniaazambuja.com
www.soniaazambuja.com





Miguel Coelho de Sousa | Vice-Presidente da Direcção da AAJBA

Licenciado em Arquitectura Paisagista (Instituto Superior de Agronomia, UTL, 2003). Iniciou a sua actividade profissional em ACB Arquitectura Paisagista, onde participou em projectos de jardins privados, restauro de jardins históricos e intervenção na paisagem rural. Entre 2008 e 2017 desenvolveu a sua actividade no atelier PROAP, colaborando em diversos projectos de jardins, parques e paisagem, em Portugal, Angola, Brasil, Itália e Suíça, e coordenando a investigação sobre plantas e sistemas vegetais e a sua aplicação ao projecto. Como profissional liberal tem desenvolvido actividade projectista, e é responsável pela recuperação e gestão dos jardins do Paço de Belas, em Sintra. Obteve o 1º lugar no Prémio Urbaverde/Vibeiras Jovem Arquitecto Paisagista 2006. Orienta cursos, passeios e viagens culturais sobre jardins e paisagem (Fundação Serralves 2004-2007; Jardim Botânico da Ajuda, desde 2007). Secretário-Geral da Direcção da AAJBA de 2010 a 2013 e Tesoureiro da AAJBA de 2013 a 2016. Actualmente é Vice-Presidente da Direcção da AAJBA (2016-2019).

miguel.rcs@gmail.com
www.miguelcoelhodesousa.com




Inês Sampaio Fontes Tesoureira da Direcção da AAJBA
Licenciada em Arquitectura Paisagista (Instituto Superior de Agronomia, 2009) e Mestre em Sistemas de Informação Geográfica e Modelação aplicados ao Ordenamento (Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, 2014). Em 2008, iniciou a sua actividade profissional no atelier ACB, arquitectura paisagista, sob a coordenação da Professora Cristina Castel-Branco, onde participou em projectos de jardins privados, restauro de jardins históricos e planos de espaços públicos. Desde 2012 é bolseira de investigação, participando em diversos projectos que estudam as dinâmicas espaciais e evoluções de uso/ocupação do solo. Actualmente integra o Gabinete para a Coordenação das Estatísticas Territoriais, no Instituto Nacional de Estatística. Actualmente é Tesoureira da Direcção da AAJBA no triénio 2016-2019.
inescsfontes@gmail.com




Ana Raquel Cunha – Secretária da Direcção da AAJBA

Ana Raquel Cunha licenciou-se em 2010 em Arquitectura Paisagista no Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa. Em 2014 obteve o grau de Mestre em Arquitectura Paisagista no mesmo instituto, com a dissertação intitulada “Os Planos de Urbanização do Bairro da Encarnação e Olivais – O Modernismo, a Expansão da Cidade de Lisboa e a Arquitectura Paisagista”, sob orientação da Prof.ª Doutora Ana Luísa Soares e co-orientação da Prof.ª Doutora Sónia Talhé Azambuja. Ainda no ano de 2014 integrou a equipa do Projecto LX GARDENS - Jardins e Parques Históricos de Lisboa: estudo e inventário do património paisagístico (PTDC/EAT-EAT/110826/2009) coordenado pela Prof.ª Doutora Ana Luísa Soares, como bolseira de investigação da FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia), onde colaborou no inventário arbóreo dos jardins e parques em estudo, na inserção dos dados de localização e identificação dos exemplares arbóreos, e na revisão bibliográfica. Em Abril de 2015 iniciou um estágio de Arquitectura Paisagista na Associação dos Amigos do jardim Botânico da Ajuda, onde desempenhou tarefas como o acompanhamento técnico de arquitectura paisagista nas obras de restauro e conservação do Jardim Botânico da Ajuda financiadas pela AAJBA e o levantamento altimétrico do buxo existente no tabuleiro inferior do jardim. Actualmente é Secretária da Direcção da AAJBA no triénio 2016-2019.
ana.rfgc@gmail.com
João Monjardino – Vogal da Direcção da AAJBA

Iniciou a sua vida profissional em 1971, no Instituto Superior de Agronomia, como Técnico de Herbário, colaborando até 1989 no desenvolvimento do Banco de Sementes do Instituto Superior de Agronomia, participando em trabalhos de campo efectuados na Secção de Fitogeografia do então Departamento de Botânica do ISA. Interrompeu as suas funções no ISA em 1989, tendo exercido funções no Parque Natural de Sintra Cascais/ICN, em regime de empréstimo. Integrou a Comissão de Acompanhamento da Recuperação dos Parques da Pena e Monserrate, conjunto com uma equipa de elementos de outras entidades como o ICN/ IPPAR/DGF e CMS, sendo o coordenador o Arq.ª Pais. Mário Fortes. Em 2002 regressou ao ISA, voltando nesta data para o Jardim Botânico da Ajuda com a função de Encarregado de Jardinagem, sendo da minha responsabilidade a manutenção e desenvolvimento da colecção botânica e do jardim dos aromas Em 2005 foi-me concedido o prémio de Mérito Excepcional pelo Concelho Directivo do Instituto Superior de Agronomia, pelo trabalho de recuperação deste jardim. Em 2005 estagiou no Jardim Botânico de Valência com o tema “Técnica de conservação de ex.situ de plantas em jardins botânicos“. Em 1998 efectuou o Estudo da Caracterização Ambiental da área envolvente das Ruínas Romanas de Torre de Palma (Monforte),tendo sido convidado a prestação de serviço pelo Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR) Em Outubro de 2011 foi aposentado do ISA. Actualmente exerce prestação de serviços no Banco Vegetal Autóctone / CM Cascais, desde 2012. Actualmente é Vogal da Direcção da AAJBA no triénio 2016-2019.
j.monjardino@sapo.pt



Mesa da Assembleia Geral da AAJBA


Cristina Castel-Branco - Presidente da Mesa da Assembleia-Geral da AAJBA

Arquitecta Paisagista, formada em 1985 no Instituto Superior de Agronomia. Bolseira Fullbright–ITT, completou o Master in Landscape Architecture na Universidade de Massachusetts prosseguindo estudos na Universidade de Harvard. Doutorou-se (1993) e fez a Agregação (2006) no Instituto Superior de Agronomia, Universidade Técnica de Lisboa, onde é Professora desde 1989 e onde assegura a regência de várias cadeiras. Restaurou e dirigiu o Jardim Botânico da Ajuda e foi sócia fundadora da respectiva Associação dos Amigos. Como projectista (atelier ACB, 1990), com obra premiada, a sua criatividade incide sobre jardins contemporâneos e restauro de jardins, fontes, lagos, e obras de arte em água. Nomeada membro internacional do ICOMOS (UNESCO) fundou e presidiu à Associação Portuguesa dos Jardins e Sítios Históricos e foi agraciada com a Ordem de Chevalier des Arts et de Lettres pelo Governo Francês em 2005. Presidente da Mesa da Assembleia-Geral da AAJBA 2000 a 2013 e de 2013 a 2016. Actualmente é Presidente da Mesa da Assembleia-Geral da AAJBA (2016-2019).
cristina.castelbranco@acbpaisagem.com
www.acbpaisagem.com





António Bagão Félix - Vice-Presidente da Mesa da Assembleia-Geral da AAJBA

Economista, actualmente professor catedrático convidado da Universidade Lusíada. Foi Ministro e Secretário de Estado de vários Governos nas áreas das Finanças, Trabalho e Segurança Social. Foi Vice-Governador do Banco de Portugal e administrador de várias Companhias de Seguros. Desempenhou o cargo de Presidente da Comissão Justiça e Paz e é membro de órgãos sociais de diversas ONG e IPSS. É autor de vários livros.
Presidente do Conselho Fiscal da AAJBA de 2000 a 2013 e de 2013 a 2016. Atualmente é Vice-Presidente da Mesa da Assembleia-Geral da AAJBA (2016-2019).

abagaofelix@gmail.com



Anabela Fortunato - Secretária da Mesa da Assembleia-Geral da AAJBA

Licenciada em Biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, 1988. Bolseira de Investigação Científica no Centro de Genética e Biologia Molecular do INIC. Docente no Ensino Secundário. Nos últimos anos a sua actividade profissional tem-se desenvolvido no sector do comércio de médias superfícies e no sector imobiliário.  Secretária da Mesa da Assembleia-Geral da AAJBA de 2010 a 2013 e de 2013 a 2016. Atualmente é Secretária da Mesa da Assembleia-Geral da AAJBA (2016-2019).
anabela.fortunato@kanguru.pt



Conselho Fiscal da AAJBA




Carlos Alberto Domingues Ferraz| Presidente do Conselho Fiscal da AAJBA


Revisor Oficial de Contas, sócio de SROC e, nessa qualidade, representando-a, ao longo de mais de 30 anos, nos órgãos de fiscalização de cerca de 200 sociedades de variadas áreas e dimensões. Antes foi Chefe de Contabilidade e Diretor Financeiro. Consultor, conferencista e autor de vários artigos e membro de várias associações. Atualmente é Presidente do Conselho Fiscal da AAJBA (2016-2019).
cferraz@orasroc.pt




Ana Maria Lory - Vogal do Conselho Fiscal da AAJBA

Natural de Lisboa, educada no Colégio St. Joseph de Cluny em Luanda, Queen Elisabeth School, Lycée Francais Charles Lepierre e I.S.T. em Lisboa. Desenvolveu a sua actividade profissional ao longo de 40 anos na aviação e turismo – TAP e ICEP – maioritariamente na América do Norte e Europa, onde foi responsável pela gestão de vários mercados. Formação livre em temas ligados à Aviação Comercial, Agricultura Biológica, Artes Plásticas e Saúde. Presidente da Direcção da AAJBA de 2000 a 2013 e Vice-Presidente da Mesa da Assembleia-Geral da AAJBA de 2013 a 2016. Atualmente é Vogal do Conselho Fiscal da AAJBA (2016-2019).
analory@hotmail.com

Joaquim Castilho  –  Vogal do Conselho Fiscal da AAJBA

Natural de Bragança, mas residente em Lisboa desde muito jovem, tirou o curso complementar no Liceu Normal de Pedro Nunes, terminou a licenciatura em Engenharia Electrotécnica no Instituto Superior Técnico em 1968 e ingressou no quadro de uma Empresa Alemã com forte implantação em Portugal. Após quatro anos de estágio profissional e trabalho na Alemanha regressou a Portugal e, sempre na mesma empresa, como Quadro Superior foram-lhe entregues também funções de gestão no sector das telecomunicações onde sempre exerceu a sua actividade. Agora reformado os seus interesses e participação activa têm-se repartido por vários campos relativos às Ciências Humanas! Vogal do Conselho Fiscal da AAJBA de 2010 a 2013 e de 2013 a 2016. Atualmente é Vogal do Conselho Fiscal da AAJBA (2016-2019).
jcastilho@netcabo.pt
Save
dummy